terça-feira, 27 de abril de 2010

Prefeitura de São paulo divulga programação da virada cultural.


Daqui duas semanas acontece a 6ª virada cultural da cidade de são paulo. Serão 24 horas de atrações gratuítas por toda a cidade. Nessa edição são esperadas 5 milhões de pessoas, número recorde do evento.


confira a programação completa:








sábado, 24 de abril de 2010

As atuais faces da notícia

Como analisar a distribuição das notícias no século XXI. Quais os vantagens e desvantagens?


No ano de 1991 quando surgiu a tão conhecida “WWW”(Word Wide Wibe), os jornalistas utilizavam computadores apenas para redigir os textos e editá-los. A entrada de jornais, revistas e rádios na internet inauguraram um novo meio de comunicação passando a reunir num único meio as características de todas as outras mídias .
Hoje a distribuição de notícias sofre uma revolução, o papel representado pelos átomos cede lugar aos impulsos eletrônicos representados pelos bits que viajam em grandes velocidades pelas estradas da informação, chegando em tempo real ao leitor.
A multimídia vem facilitando a vida dos que buscam se manter informados. Não se faz necessário ter ao lado do computador uma TV ou um rádio. As informações são atualizadas instantaneamente na tela do computador através de textos, gráficos, imagens, vídeos ou áudio.
Essa rapidez na atualização das informações é uma grande vantagem do jornalismo digital, levando-se em conta que os meios impressos não tem a possibilidade de acompanhar o grande fluxo das notícias. A maioria das informações que você vê de manhã nas bancas de jornal, não é mais novidade, levando se em consideração que tanto nos jornais televisivos quanto na internet já foram publicadas e outra vantagem, isso de forma gratuita e sem precisar daqueles enormes calhamaços de jornal, o que para muitos é algo relativamente desconfortável.
Podemos ver que existe certa democracia nos sites, bem mais que nos espaço de cartas dos jornais impressos. Na internet os leitores podem participar de debates, fóruns de discussões e enviar sugestões de pautas tornando pública também sua opinião.
Entretanto deve-se prestar a atenção, porque nem todos os sites e blogs são confiáveis, essa facilidade de publicar notícias e opiniões no meio cibernético, torna qualquer usuário capaz de agir de forma irresponsável e antiética com a sociedade. Um exemplo é o Twitter, ferramenta de comentário das pessoas, passou a ser visto como uma ferramenta de comunicação instantânea. Nele muitas informações são irreais. Segundo uma pesquisa da universidade Columbia, de nova York, constatou que quando o assunto é infecções e antibióticos, nos posts tem muita informação errada.
Até mesmos canais de notícias respeitados e comprometidos com os leitores erram. A necessidade de acompanhar a atualização, diminui o tempo de apuração aumentando assim o risco do erro e consequentemente afetando sua credibilidade.
Como eu havia dito no início desse texto, a maioria das informações que você vê nas bancas de jornal logo de manhã não são mais atuais, mais levando se em conta o conhecimento que o jornal impresso transmite, é inegável a vantagem sobre o jornalismo on-line, que tem como característica textos curtos, simples e rápidos, passando ao leitor somente a informação sem se preocupar com o conhecimento adquirido. E por mais que os computadores a internet tenha se popularizado nas camadas sociais, a praticidade vista nas revistas e jornais impressos está consideravelmente a frente dos notebooks e PCs. A chamada geração Y, considerado por alguns estudiosos aos nascidos após o ano de 1980, está familiarizada com praticamente todas as tecnologias existentes no mercado, mas seus pais e avós ainda preferem ir logo de manhã a banca mais próxima buscar o bom e velho calhamaço desconfortável , sujar suas mãos e sentir aquele cheiro típico do jornal recém impresso.

A Partir de alguns estudos, pode-se momentaneamente chegar a um resultado, que considerando os prós e contras do meio digital e impresso, ambos se completam. Se você quer manter-se atualizado no momento do fato e precisa saber detalhes, continue em frente seu computador em bons sites e portais de notícias e não deixe de ir a banca ou assinar o seu jornal. O importante não é necessariamente a forma com que é passada a informação, seja ela em texto, imagem ou som e sim que ela seja apurada com responsabilidade e chegue até o cidadão com qualidade, porque a sociedade bem informada faz a diferença.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Esqueceram de dizer

È fato que em pleno século XXI vivemos um tempo onde a sociedade ainda valoriza a falta de conteúdo em todas suas vertentes. Temos como exemplo os programas de TV aberta onde a audiência das novelas, principalmente as Globais ainda atingem altos pontos de audiência. E o que dizer do reality show Big Brother Brasil, vulgo BBB onde mesmo em decadência comparando-se as outras edições, suas cenas de nudez, intrigas, inveja e falsidade ainda atraem média de 32 pontos e em contrapartida programas como os da TV Cultura por exemplo atingem em média 5 pontos percentuais.Entretanto esqueceram de dizer existe uma esperança para salvação dos telespectadores, comparando os pontos do Ibope das novelas desde 2001 e do Big Brother desde sua primeira edição, constata-se uma queda considerável nos números. Na final do BBB 2009 indicou a pior audiência de todos os tempos.
Outra vertente desse assunto aparece quando falamos sobre a leitura. O Brasileiro lê em média 4,7 livros por ano, enquanto na Europa lê-se em média 10 livros e nos países nórdicos o número chega á 14 livros por ano. No entanto não dizem que há cerca de dez anos o brasileiro lia 2 livros por ano e além disso os adolescentes de hoje chegam a ler duas/três vezes mais que os mais velhos. Se mantivermos essa evolução será possível termos nos próximos anos um país mais informado e culto.
Falando em leitura dos jornais no Brasil, o público de 15 á 24 anos representa 23% dos leitores contra 19% da faixa etária de 25 á 44 anos, outro fator que representa o dever de confiança nos jovens.
Na cidade de São Paulo, o público da virada cultural evento que conta com exposições, teatros, shows entre outros realizado anualmente na cidade vem aumentando a cada ano, em 2007 estimou-se em 4 milhões de pessoas.Dizem por aí que a atual geração está voltada somente para a internet e sites de relacionamento, concordo em partes, porém não se deve generalizar. Quase nenhum meio de comunicação confia na nova “remessa” da sociedade, ou pelo menos não deixa transparecer, partindo do princípio negativo, consequentemente os próprios jovem deixam de acreditar neles mesmos e caem na monotonia sem esperança na própria superação

Orestes Quércia lança sua candidatura ao senado.


Araraquara recebeu no sábado dia 17 a presença de importantes políticos coligados ao PMDB para o pontapé inicial ás eleições 2010.


Mais de 2 mil pessoas lotaram o ginásio do clube Araraquarense na cidade de Araraquara, á 282 km da capital, para o lançamento oficial da pré candidatura do ex governador Orestes Quércia (PMDB) ao senado pelo estado de São Paulo. Ex-governador e deputado, Quércia busca pela segunda vez o cargo que já exerceu pelo estado entre os anos de 1975 á 1978.

Dentre os políticos presentes estavam o ex- governador e provável candidato pelo PSDB ao governo do estado, Geraldo Alkimin, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto kassab, Guilherme Affif, provável vice de Alckimin , Aloísio Nunes outro candidato da chapa ao senado pelo PSDB, o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, além de deputados federais, estaduais, prefeitos da região e vereadores.

Ao contrário do que acontece com a coligação entre PT e PMBD na candidatura de Dilma Rousseff á Presidência da República, Quércia deixa claro que no estado de São Paulo a situação é outra. “Vamos disputar na convenção nacional do partido, a indicação de Serra (PSDB) para presidente”. O candidato afirmou não se importar com proximidades políticas entre o PMDB e o PT no interior de São Paulo.

O também ex-governador Geraldo Alckimin evitou falar sobre sua candidatura ao governo do estado, porém antecipando a convenção tucana que ocorrerá no dia 12 de junho, Orestes diz que devido a demora do PSDB para lançar a candidatura de Alckimin, o PMDB mesmo a lançou.
Quércia defendeu continuar a luta á favor dos municípios e da descentralização aumentando o poder aos mesmos como fez na sua gestão como governador, afirmando assim facilitar melhores condições a saúde e a segurança.
Durante as apresentações dos políticos, um telão mostrava obras dos 47 de sua vida política, cerca de 70 faixas decoravam o ambiente e mais ao canto do ginásio a bateria de uma escola de samba local agitava a comemoração. Após o evento aconteceu um almoço entre os políticos e militantes do partido.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Saiba o que seu filho tem visto na internet.

Estudos comprovam que nos últimos anos, a internet está cada vez mais acessível nas residências Brasileiras, algo satisfatório pensando-se no aspecto de que é uma ferramenta altamente necessária profissionalmente considerando um momento onde as informações são atualizadas minuto á minuto pelos cinco continentes.
No Brasil esse índice de acessos á internet cresce em todas as faixas etárias, inclusive com crianças a partir de 10 anos de idade, o conteúdo web voltado para esse público é o mais diversificado possível, incluindo jogos, entretenimento, desenhos e brincadeiras.
Sites de relacionamento como Orkut e facebook, salas de bate-papo, e o MSN da Microsoft, lideram a lista dos preferidos por crianças e adolescentes, sendo que em todos eles qualquer pessoa pode entrar e criar uma conta usufluindo independentemente da idade, podendo falar a qualquer hora, com pessoas de todo mundo.
Estão cada vez mais frequentes notícias relacionadas a diversos tipos de crimes na rede, grande parte envolvendo esquemas de pedofilia. E por mais que os grandes meios de comunicação evidenciam esses crimes em grandes centros, engana se quem pensa que estamos distantes, no ultimo mês de janeiro dois suspeitos foram presos em Muzambinho e Três Corações por ter molestado cinco crianças com idade entre cinco e oito anos.
Como combate a pornografia e pedofilia infantil, o governo Francês aprovou uma lei pra instalação de trojans nos computadores para monitorar pessoas, uma das propostas da lei é tornar a França um país mais seguro.
Já aqui no Brasil, existem softwares de fácil acesso disponíveis para download. Um deles é o k9 web protection, (http://www.baixatudo.com.br/k9-web-protection) esse aplicativo filtra o conteúdo que está sendo acessado na internet. Para baixar o programa é necessário preencher um formulário informando um endereço de a mail válido, para onde será enviado uma licença de uso que será pedida durante a instalação. Após a mesma, o computador será reiniciado e o programa ficará aderente a qualquer navegador. No programa é possível informar o nível de controle pelo qual o usuário pretende implantar. Apeser de ser em Inglês, as ferramentas são bastante claras.