quarta-feira, 2 de junho de 2010

23ª Feira de Artes da Villa Pompéia reuniu atrações para todas as idades

Cerca de 80 mil pessoas prestigiaram o evento que comemorou o Centenário do bairro no dia 16 de maio



No Domingo, dia 16 de maio, as ruas Padre Chico, Xerentes, Ministro Ferreira Alves, Tucuna, Caraibas e Maringá receberam a 23ª Feira de Artes da Villa Pompéia, mais um dos eventos comemorativos do centenário do bairro. Dentre as atrações houveram várias manifestações artísticas e culturais, como barracas de artesanato, alimentação, prestação de serviços, lançamentos, autógrafos, exibição de documentários, curtas, teatro entre outras. As atrações vieram da capital, do interior e de outros estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catariana, Rio Grande do Sul e teve também a presença de visitantes estrangeiros, além da tradicional feira infantil que contou com teatro de fantoches, capoeira mirim, show de magias, palhaços entre outros.

Entre as atrações do circuito de rua tiveram apresentações dos trovadores urbanos e mirins, o cortejo do maracatu, aerografismo que consiste numa técnica de desenhos com jato de tinta ao vivo, itinerância com os bonecos de Olinda, performaces e malabares. Coincidentemente, a feira desse ano aconteceu no mesmo dia da Virada Cultural da Cidade de São Paulo, mesmo sendo estabelecido há 22 anos que a feira da Pompéia acontece anualmente no terceiro domingo de Maio a prefeitura coincidiu a data. O público presente diminuiu de 100 mil pessoas em 2009, para 80 mil em 2010, fato esse de certo modo satisfatório para Cleber Falcão, Agitador cultural responsável pelo evento. “Devido à virada cultural, queriam que mudássemos a data da feira, no entanto a virada cultural acabou beneficiando porque diminuiu o público e nosso público é diferente”. Cléber enfatizou a enorme presença de crianças e senhoras na feira tornando o evento algo familiar e sem a ocorrência de incidentes graves.

Segundo Falcão, apesar do sucesso da feira, ainda não existe um comprometimento da Secretaria de Cultura Municipal com a Política Pública Cultural. “Existem vários Cléberes como eu espalhados pela cidade que de São Paulo que não são muito respeitados pela Secretaria Municipal de Cultura e muito menos pela Secretaria de Estado da Cultura”. Segundo ele o Ministério da Cultura apóia muito mais que os órgãos municipais e estaduais.

Foram 10 horas de eventos e cerca de 100 atrações artísticas entre bandas dos mais diversos estilos como rock, blues, jazz, forró, instrumental e música regional. Inclusive no final, o evento contou com a presença surpresa do cantor Lobão que deu uma canja em homenagem á Pompéia. Houve também homenagens a moradores. Uma delas foi á Dona Maria Saladino Giorgi, que mora há 85 anos no bairro, além de outros que contribuíram para Cultura local como o casal Manoel Ferreira (78) e Ruth Araújo (82), considerado reis das marchinhas que ficaram conhecidas nacionalmente como “ A Pipa do Vovó” e “Transplante de Corintiano” eternizada pela voz de Silvio Santos.

A Feira foi reconhecida pelo Ministério do Turismo e está prestes a ser também vista pelo Ministério da Cultura. “Esse reconhecimento tem mais um peso espiritual que material” completou Cléber, falando sobre a influência desse reconhecimento

As preparações para Feira de 2011 iniciam se em outubro, e para a organização o desafio é de que a Feira desse ano seja sempre pior que a do ano que vem.



A ideia da Feira
A Feira surgiu com idéia de que o sudeste e principalmente a cidade de São Paulo é um centro onde os artistas de todo o país buscam uma auto-afirmação. O motivo principal estabelecido para a realização do evento foi o fato de que a Vila é o “berço do Rock” Brasileiro, não esquecendo as tradições carmelitas e da grande imigração italiana, concluiu Cléber.

Próximos eventos do CCP:
Deu jazz na Pompéia dia 09 de outubro
Campeonato de Xadrez e intervenções Urbanas na Rua Cotoxó, ainda sem datas.

Para Mais Informações: Centro Cultural Pompéia na
Rua Ministro Ferreira Alves,305
Telefone: 3875 – 2996 ou pelo Email:atendimento@centroculturalpompeia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário